Lipo hd

Lipoaspiração High Definition

Lipo HD - Dra_edited.png
WhatsApp Image 2022-02-17 at 17.22.30 (1).jpeg

Dra. Ana Cecília Granda

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA

CRM-RJ: 107433-4| CRM-SP: 215580 | RQE: 33.888

Especialista em Lipo HD
Total Definer na Colômbia com o inventor da técnica Alfredo Hoyos
Body Sculping da Body Contour Academy.

A Lipo HD - do inglês: high definition - alta definição (LAD) , consite  em aspirar a gordura de locais específicos: entre os músculos. Ela vai definir as partes do corpo dando destaque aos contornos musculares. A lipo tradicional retira a gordura como um todo, já a lipo HD retira gordura de locais determinados para trazer mais definição muscular.

Esse conceito surgiu no final da década de 1990, mas foi sistematizado e popularizou-se no mundo após os trabalhos do cirurgião plástico colombiano Dr Alfredo Hoyos, na metade da década de 2000. Com quem tive o prazer de aprender - em seu curso "Total Definer".

No procedimento, trabalha-se com áreas positivas (aspira-se menos gordura) e negativas (aspira-se mais gordura - fazendo "sulcos"). Em regiões em que se precisa marcar mais, como as “entradinhas” no abdome ou a linha média abdominal, aspira-se mais gordura, formando sulcos e desenhando as bordas dos músculos. Em regiões em que se precisa aspirar menos, as áreas positivas, retira-se a gordura, mas é deixado um volume maior do que nas áreas negativas. Assim, o abdome ganha contornos tridimensionais após a lipo, dando aspecto mais atlético.

Além de usar esse conceito no abdome, é possível realizar a Lipo HD também na região dos ombros, na região das costas, glúteos e membros inferiores.

A lipoHD tem sido feita tradicionalmente com um tipo específico de aparelho de aspiração ultrassônico, o VASER®. Mas o conceito de deixar o abdome marcado com a lipoaspiração tridimensional pode ser aplicado em qualquer tipo de lipo, seja usando o LASER, o VASER® ou as cânulas tradicionais.

A lipo HD tem uma questão bem interessante: é possível  ajustar a intensidade da definição: pacientes que desejam aspecto mais atlético conseguem, e pacientes que desejam algo mais discreto mas ainda sim marcado, também conseguem um bom resultado.

AGENDE SUA CONSULTA

Atendimento em
São Paulo - SP e Rio de Janeiro - RJ

Entre em contato pelo whatsapp abaixo:

WHATSAPP.png

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LIPO HD:

QUEM PODE FAZER A LIPO HD?

A lipo HD é indicada a pessoas que estão dentro ou perto do peso ideal e que, no decorrer de sua vida, não apresentem grandes variações de peso.

É importante que o(a) paciente pratique atividade física e tenha uma boa hipertonia, ou seja, um boa quantidade de músculos, o que deixa a espessura da gordura bem mais afinada e, então, os contornos musculares ficam mais nítidos.

QUEM NÃO DEVE REAIZAR A LIPO HD?

É contraindicada para pessoas que tenham um grau excessivo de flacidez ou excesso de pele e aquelas muito acima do peso, com IMC superior a 30.

Pessoas que variam muito de peso também não são boas candidatas a esse tipo de cirurgia. Pacientes fumantes e com doenças podem ser operados após avaliação com algumas restrições/ precauções.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LIPO HD E LIPOLASER?

A lipo HD é um conceito, um jeito de fazer lipoaspiração. Preconiza desenhar os músculos, aspirando mais gordura nas bordas musculares para que fiquem mais aparentes. O resultado final é um aspecto mais atlético. A lipoaspiração a laser refere-se não a um conceito, mas a uma ferramenta: ao invés de aspirar usando uma cânula tradicional (ou ultrassônica) utiliza-se uma cânula a laser. Nada impede de fazer uma lipo HD usando o laser.

O QUE É O VASER®?

Do inglês vibration amplification of sound energy at resonance (VASER®) é um aparelho que ajuda o cirurgião a realizar a lipoaspiração. Diferente da lipolaser, que usa uma cânula a laser, o VASER® é uma cânula que emite uma onda ultrassônica. O aparelho é a terceira geração de cânulas ultrassônicas e difere das anteriores por ser mais seguro (ponta sólida, ranhuras próximas a ponta, diâmetros menores e modo pulsátil). 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DA LIPO HD?

Realizado o procedimento, é necessário utilizar malhas modeladoras especiais por, pelo menos, 60 dias. Muito importante também tratamento fisioterápico para acelerar a recuperação e garantir os bons resultados da cirurgia.

DEPOIS DE QUANTO TEMPO POSSO RETOMAR MINHAS ATIVIDADES?

Geralmente, os pacientes retomam suas rotinas depois de sete dias da lipo HD. Nesse momento, é possível fazer uma sessão leve de exercícios, porém vale sempre consultar a opinião do cirurgião plástico que realizou o procedimento e seguir suas recomendações.

QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA NA LIPO HD?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou peridural e o procedimento completo dura cerca de 4 horas.